Todo mundo tem dúvidas quando o assunto é bagagem, então, para tirar um pouco delas, vamos falar do tamanho, peso e tudo que se pode ou não na hora do embarque.

Um detalhe muito importante à respeito da bagagem de mão é o tamanho que a ela deve ter, cada companhia aérea tem medidas exatas para esse tipo de mala e, além disso, há um limite de peso que deve ser respeitado. Para não ter problemas e não precisar pagar o excesso de bagagem, é importante consultar o site oficial da companhia aérea que você vai viajar antes de ir para o aeroporto.

Vale lembrar que o peso da bagagem para voo internacional costuma ser um pouco maior do que voo doméstico! As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 10 kg, porém cada companhia tem o seu peso, dê uma entrada no site da sua companhia e verifique.

“Eu na minha primeira viagem internacional, acabei colocando 12 quilos na minha mala de mão e óbvio que a atendente não me deixou embarcar com todo esse peso, mas como eu estava com uma mochila eu redistribuí o peso e minha mala ficou com 8 quilos permitidos pela TAM, mas imagina você ter que fazer isso dentro do aeroporto com o seu avião quase saindo, então é melhor se prevenir e olhar o peso permitido pelo site da sua companhia.”

O que não pode ser levado na bagagem de mão:

1. Comidas e bebidas

O que for adquirido antes de passar pelo controle do aeroporto não pode ter mais que 100 mililitros. Com relação a comidas sólidas, elas não podem ultrapassar 100 gramas. Bebidas alcoólicas estão totalmente proibidas. Se quiser beber ou comer algo, espere passar pelo portão da área de embarque ou coma antes, pois nesse portão não passa nada, não adianta você falar que acabou de comprar para o consumo que os agentes dos aeroportos não querem nem saber, ou beba antes ou jogue no lixo.

2. Ferramentas e produtos químicos

A maioria das ferramentas como alicates, martelos e machados estão proibidos na bolsa de mão. É até meio óbvio, porque normalmente as pessoas não costumam viajar com um machado na bolsa, não é mesmo? Mas, é sempre bom garantir, porque nunca se sabe. Da mesma forma, produtos químicos como spray’s (para o cabelo, por exemplo), cloro, acetona e vários outros também são proibidos.

3. Objetos cortantes e armas de fogo

Todos os objetos que sejam pontiagudos estão terminantemente proibidos dentro do avião. Armas de fogo também.

4. O que você acha que não pode levar na bagagem de mão, mas é permitido

Existem alguns objetos que deixam qualquer viajante em dúvida sobre onde guardá-los para viajar de avião. Portanto, saiba que guarda-chuva, pinça, tesoura sem ponta, líquidos em embalagens medicinais, e em poucas quantidade, e alguns cosméticos como batons e desodorantes ( desde que não seja spray) estão permitidos na mala de mão.

5. O que pode ser levado na bagagem de mão

Tirando todos os objetos citados acima (que são proibidos), vários outros podem ser levados na bagagem de mão – inclusive produtos/acessórios para bebê e criança, como leite e outros líquidos. Medicamentos essenciais também estão completamente liberados, mas é necessário apresentar a receita médica no balcão de embarque, caso seja exigido.

6. Aparelhos eletrônicos

Esse são extremamente importantes serem levados na bagagem de mão, afinal ninguém quer ser roubado em plena viagem né. Os aparelhos eletrônicos podem ser levados tranquilamente na bagagem de mão, inclusive ajudam a passar o tempo quando a viagem é longa. A maioria dos aviões tem entretenimento nos aviões, mas é recomendado que se leve todo tipo de eletrônico na mala de mão. É recomendado pela companhia aérea levá-los junto com o passageiro para evitar o perigo de quebrar e roubo.

Consulte a sua companhia aérea: